Dr. Alex Hörbe, Coordenador da Radiologia Intervencionista do Hospital São José da Santa Casa

O ex-residente do SIR/Hospital Mãe de Deus Dr. Alex Hörbe realizou recentemente um procedimento inovador de crioablação de tumor renal

A nova técnica permite um tratamento oncológico altamente eficaz e minimamente invasivo, preservando o tecido renal e reduzindo as chances de perder a função dos rins. No ano passado, já havia sido responsável por outro procedimento inovador, a ablação de metástases hepáticas de tumor colorretal, uma técnica minimamente invasiva que, com a utilização de uma agulha especial de microondas, permite o tratamento dos tumores sem cirurgia.

"A Intervenção é uma especialidade ainda relativamente jovem e portanto uma área muito dinâmica e em constante evolução com surgimento de novas tecnologias que proporcionam tanto o aumento da complexidade dos procedimentos já realizados como a realização de novas terapias. Uma área que vem tendo muitos avanços é o de tratamento de tumores por métodos ablativos (tanto por calor como por frio), trazendo grande benefício aos pacientes, na medida que proporcionam tratamentos eficazes, minimamente invasivos e com rápida recuperação." comenta o Dr. Alex, que sempre teve interesse pelos procedimentos invasivos e cirurgias, com boa parte do seu currículo da graduação voltado para a área de cirurgia. "Felizmente consegui aliar essa vocação com a minha formação da residência convergindo na Radiologia Intervencionista." completa.

Especialização em Radiologia

O Dr. Alex Hörbe realizou sua graduação em medicina na UFRGS. Após, foram três anos de formação no curso de especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do SIR/Hospital Mãe de Deus, onde passou pelas principais áreas de atuação da radiologia: musculoesquelético, abdome, tórax, neuro e ecografia. "A residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem me trouxe a base de conhecimento que me permitiu atuar em procedimentos minimamente invasivos orientados por imagens, tendo sido portanto fundamental. Ao longo do curso construí um bom relacionamento e fiz grandes colegas e amigos, além do aprendizado da arte da radiologia, sempre com ótimos professores."

Atuação como Intervencionista

Seguiu para sua especialização na área de Radiologia Intervencionista pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde coordena o Serviço de Radiologia Intervencionista, além de atuar no Hospital Moinhos de Vento exclusivamente na área intervencionista. O Dr. Alex também é responsável pela formação de residentes de diversas especialidades médicas e com pesquisa clínica.

"A Radiologia é uma especialidade que tem um vínculo muito grande com o desenvolvimento tecnológico por sua íntima relação com todos os equipamentos que são usados nos exames de diagnóstico. Essa relação, ao mesmo tempo que proporciona perspectivas muito promissoras, também traz desafios para o profissional. Como exemplos temos a Telerradiologia, que já é uma realidade assim como a inteligência artificial, que vem mostrando avanços significativos ao longo dos anos." concluí o Radiologista.
No items found.
EDITAL
Compartilhe nas redes:
Administrativo

Av. Praia de Belas 2124 | 1203
Porto Alegre | RS

+55 51 3231.1403

Newsletter

Assine nossa newsletter para acompanhar as novidades.
© 2023 | Serviço Integrado de Radiologia
Contact us
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.