A Radiologia e a Telemedicina

A Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames de forma remota e digital entre centros e profissionais da saúde.

As diferentes tecnologias possibilitam maior qualidade e velocidade na troca de conhecimento entre médicos, que decidem com maior agilidade, precisão e de maneira integrada sobre os seus pacientes. A telemedicina faz com que os exames sejam acessados de qualquer lugar.

Telerradiologia

Um dos maiores impulsionadores da Telemedicina foi a radiologia. Uma das primeiras áreas, na maioria dos hospitais e centros de saúde, a implementar tecnologias que permitem o trabalho à distância. A implementação do ditado através de software de reconhecimento de fala, do PACS (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens) e do RIS (Sistema de Informação de Radiologia), são alguns exemplos. Estas mudanças para automatizar, digitalizar e buscar novas tecnologias trouxeram inúmeros diferenciais, como por exemplo a mudança de imagens impressas para imagens digitais. Hoje em dia, um radiologista geralmente passa a maior parte do dia na frente de uma estação de trabalho com utilização de um sistema PACS, trabalhando em uma lista de exames de imagem de pacientes gerenciados pelo RIS, analisando e laudando imagens digitais utilizando softwares de reconhecimento de fala.

Estes avanços trouxeram flexibilidade para centros de saúde que precisam de um grupo de radiologistas 24 horas por dia, 7 dias por semana, podendo utilizar uma empresa que ofereça telerradiologia, com equipe médica dedicada ao laudo dos exames. O hospital adquire imagens dos exames no local, envia as imagens eletronicamente para a empresa que irá prestar o serviço, a equipe de radiologistas analisa e lauda o exame e retorna o relatório finalizado de volta ao hospital.

Fonte: HealthcareInnovation

No items found.
Saiba mais sobre a Telerradiologia SIR
EDITALAcesse agora
Compartilhe nas redes:
Administrativo

Av. Praia de Belas 2124 | 1203
Porto Alegre | RS

+55 51 3231.1403

Newsletter

Assine nossa newsletter para acompanhar as novidades.
© 2023 | Serviço Integrado de Radiologia
Contact us
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.