Dra. Mariana Fagundes de Oliveira participa da JPR 2022

A preceptora do SIR/Hospital Mãe de Deus participou de um dos maiores eventos de Radiologia e Medicina Diagnóstica do Brasil

A 52ª Jornada Paulista de Radiologia, que aconteceu entre os dias 28 de abril e 1º de maio de 2022 no Transamérica Expo Center (TEC), em São Paulo, reuniu diversos profissionais da área da saúde, retomando o evento presencial e trazendo as melhores práticas, inovações e novas soluções para a área de radiologia e medicina diagnóstica.

Confira abaixo entrevista exclusiva com a médica radiologista Dra. Mariana Fagundes de Oliveira:

Como foi o retorno a um evento, com grande público presente, após este longo período?

A JPR 2022 foi inspiradora! Ver um evento dessa magnitude voltar a acontecer renova as nossas esperanças. Foi apresentado um vídeo muito emocionante sobre esse período sem o evento presencial e a alegria de poder voltar a realizá-lo. Inclusive, o tema deste ano “Um novo encontro: reunidos afinal” demonstra esse sentimento coletivo de querer reunir profissionais e grandes nomes da radiologia nacional e internacional, fomentando a troca e agregando conhecimento a nossa prática diária dentro da radiologia. Ansiosa para o próximo!

Quais as principais novidades da radiologia e da medicina diagnóstica apresentadas no evento?

Fiquei bastante curiosa sobre algumas modalidades na radiologia torácica apresentadas. A aplicação da ressonância magnética, especialmente com o uso de difusão para avaliação de malignidade e com in phase/out of phase para avaliação de possíveis hamartomas. Além da Dual-energy CR, também promissor para algumas avaliações específicas, por exemplo TEP Crônico, que ainda está em estudo para uma infinidade de possibilidades a serem descobertas.


Que novas tecnologias e inovações podem ser esperadas para a área?

A JPR esse ano proporcionou diversas aulas em todas as áreas, com discussões sobre inteligência Artificial (IA), como está e o que se espera. O que não é novidade é o que já vivemos com novas tecnologias e softwares presentes o tempo todo agregando na nossa rotina e otimizando nossos laudos. A questão pela qual a IA não parece conseguir substituir o radiologista, ao menos nas próximas décadas, foi bastante debatida, ainda mais considerando que os radiologistas  que souberem utilizá-la terão vantagem dentro da área. Na Radiologia Torácica espera-se que os softwares facilitem as questões práticas de mensuração (diâmetros da aorta, diâmetros cardíacos e volume de lesões), facilitando e agilizando os laudos com aumento da precisão.

Como foram os cursos e workshops?

Eu simplesmente amei o programa do tórax. Muito conhecimento consolidado, aprendizado com relatos das práticas em outros grandes centros, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, trazendo diversas discussões sobre temas atualizados e em ascensão. Eu participava das sessões de aulas, mas fiquei ainda mais interessada naqueles minutos de discussão após, considerando o nível impressionante em que o debate avançava, levantando dúvidas práticas diárias que todos nós profissionais temos. Agregou bastante conhecimento e muita coisa já estou colocando em prática e passando para os nossos residentes. Muitos deles ficaram chateados de não terem participado ao me ouvir falar do evento com tanto entusiasmo.

Como foi a troca de experiências com os profissionais de outras especialidades e instituições?

Foi muito bacana. Eu participei exclusivamente das aulas de tórax, mas o nível dos palestrantes estava incrível. Destaque para o Dr. David Naeger, do Colorado, e o Dr Brett Elicker, da Califórnia, colegas muito carismáticos. Além deles, o Dr Bruno Hochhegger, de Porto Alegre/RS e atualmente atuando na Flórida, abordou ótimos assuntos e ainda trouxe um comparativo sobre os serviços daqui e de lá, mostrando que a prática é muito semelhante,

Vale ressaltar outro ponto importante e bastante discutido: a importância de sessões interdisciplinares. Inclusive, na sala do tórax, tivemos algumas sessões com patologistas e pneumologistas presentes. Uma integração entre estas áreas pode trazer muito conhecimento e melhorias para o dia a dia do radiologista.

De maneira geral, minha avaliação sobre o evento é absolutamente positiva, com destaque aos temas abordados das aulas e os diferentes palestrantes que participaram. Bastante proveitoso!

No items found.
EDITAL
Compartilhe nas redes:
Administrativo

Av. Praia de Belas 2124 | 1203
Porto Alegre | RS

+55 51 3231.1403

Newsletter

Assine nossa newsletter para acompanhar as novidades.
© 2023 | Serviço Integrado de Radiologia
Contact us
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.