Radiologia | Especialização voltada ao diagnóstico

​A Radiologia é a especialização que forma médicos especializados em diagnosticar lesões e doenças u​tilizando exames de i​magem

Entre os exames estão, por exemplo​​​: ​​​R​aio-X​;​ ​Tomografia ​C​omputadorizada​;​ ​Ressonância ​M​agnética​; Ultrassonografia, Mamografia e Densitometria Óssea​. ​São necessários​ pelo menos três anos de residência médica/aperfeiçoamento para ​a conclusão da especialidade, que é uma das áreas da medicina que mais evoluiu nos últimos anos. ​Novas tecnologias, métodos e inovações surgem ​a cada ano, ​aumentando a gama de atuação e a necessidade de aperfeiçoamento ​dos profissionais. ​A radiologia é ​uma das​ especialidade​s médicas considerada dentro da "medicina​ do futuro​"​, mas é importante também dizer que é a especialidade do presente​, já que dificilmente opera-se um paciente sem pelo menos um exame de imagem​ que apoia o diagnóstico na grande maioria das áreas da saúde.​

​Atuaç​ão

​O radiologista tem ​a função de determinar quais são os melhores exames​ e quais​ o​s​ protocolos​ ​devem ​ser utilizados. Além disso, executa​m determinados​ exame​s​, ​auxiliam os pacientes​ e​ realiza​m os laudos a partir das imagens. O radiologista pode​ ​trabalhar em ​diferentes ambientes​, sendo clínicas, hospitais e centros de diagnóstico, podendo atuar no setor público e privado. O regime de trabalho pode acontecer por turno, plantão ou até mesmo por cota de laudos. A telerradiologia também pode ser uma modalidade de atuaç​ão, realizando laudos à distância, sem necessidade de sua presença física.

Saiba mais sobre Telerradiologia

Áreas

A área de diagnóstico por imagem​ possui diversas​ subespecialidades​,​ como neurorradiologia, radiologia músculo-esquelética, radiologia torácica, medicina interna​ e​ outras. ​Já a ​radiologia intervencionista​ tem foco nas subespecialidades vascular, neurovascular​, oncológica​, entre outras.​ ​M​uitas áreas de atuação ​contemplam tanto a parte intervencionista como por diagnóstico por imagem. ​Na radiologia​ mamári​a​, pode​-se​ realizar e laudar mamografias, ultrassonografias mamárias, ressonâncias magnéticas​ da mama​ e ainda realizar biópsias e pequenos procedimentos​ junto às mamas.

Ensino SIR

O SIR é responsável pela gestão do Curso de Aperfeiçoamente e Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Com mais de 20 anos de experiência em Radiologia e Medicina Diagnóstica, o SIR conta com médicos preceptores especialistas e capacitados para transmitir ensinamentos e acompanhar os profissionais médicos que estão se especializando por meio da Especialização em Radiologia e Diagnóstico Por Imagem. Com a infraestrutura dos hospitais e clínicas parceiras, os cursistas ou residentes têm à disposição o que há de mais moderno se tratando de tecnologia e conhecimento. Além disso, oferecemos cursos de especialização, fellow e extensão, criando um ecossistema de ensino em radiologia e medicina diagnóstica ideal para capacitar os novos profissionais que por aqui passam.

Possuímos mais de 100 médicos formados e capacitados, mais de 15​ preceptores no ensino em radiologia e mais de 5 cursos de especialização.

No items found.
Saiba mais sobre o Ensino SIR
EDITALAcesse agora
Compartilhe nas redes:
Administrativo

Av. Praia de Belas 2124 | 1203
Porto Alegre | RS

+55 51 3231.1403

Newsletter

Assine nossa newsletter para acompanhar as novidades.
© 2023 | Serviço Integrado de Radiologia
Contact us
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.